A Conib desenvolve, em parceria com o Instituto Insper, um programa de liderança, já em sua segunda turma, com o objetivo de aprimorar as competências dos atuais e futuros líderes da comunidade judaica brasileira.
A entidade realizou, de 23 a 27 de abril, o terceiro módulo do programa. Como projeto de conclusão, os alunos tiveram a tarefa de propor novas maneiras de captação de recursos para a entidade assistencial Unibes, que desenvolve e implanta projetos socioeducativos e de promoção humana na cidade de São Paulo.
Segundo Karen Didio Sasson, diretora executiva da Conib, a Unibes foi escolhida por ser uma instituição completa e abrangente tanto em áreas de atendimento, quanto em público de usuários, que inclui de crianças a idosos.
Os 31 alunos, originários de vários estados do Brasil, participaram de palestras e bate-papo com membros da diretoria da organização e conheceram a infraestrutura e as atividades desenvolvidas no Bazar Unibes (lojas e centro de distribuição) e na área da Criança e do Adolescente.
Entre os alunos, está o assessor executivo da Federação, Jairo Roizen, que aprovou a escolha da Unibes como tema da conclusão de curso. “A Unibes é um exemplo de entidade que soube modernizar o seu modelo de gestão e liderança através dos tempos, tanto é que ela completa 95 anos com muita força e credibilidade”.
Para a aluna Dana Chmelnitsky, visitar a instituição foi fundamental. “Quando você vê o trabalho realizado, os valores se tornam autoexplicativos e você passa a entender o porquê dos investimentos dos parceiros, sócios e voluntários”, declarou a jovem de Porto Alegre.
A presidente da Unibes, Célia Kochen Parnes, apresentou o plano estratégico de sua gestão e respondeu às dúvidas dos alunos. “Foi muito importante para nós participarmos deste evento, poder mostrar nosso trabalho e contar nossa experiência em liderança para os futuros líderes da comunidade”.
Em junho próximo, a turma participará, em Israel, do quarto e último módulo de aulas.
Este programa de capacitação de lideranças comunitárias é inédito na comunidade judaica brasileira. A iniciativa é destinada a pessoas entre 25 e 35 anos, de qualquer formação profissional, interessadas em trabalhar em instituições comunitárias ou que já realizem alguma atividade nessa área.
Fonte: CONIB