Ilan Sztulman e Floriano Pesaro. Foto: RenattodSousa/CMSP.

A Câmara Municipal de São Paulo realizou nesta segunda-feira, 27 de maio, uma Sessão Solene para entrega da Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo ao cônsul-geral de Israel, Ilan Sztulman. Entre os agraciados pela honraria, está o papa João Paulo II. A iniciativa é do vereador Floriano Pesaro (PSDB). Com grande presença de líderes da comunidade judaica (veja foto abaixo), a Conib foi representada por seu secretário-geral, Fernando Lottenberg, e pelos diretores Boris Ber e Eduardo Wurzmann.

“Mais que uma homenagem pessoal, este é um reconhecimento pela contribuição do Estado de Israel para a vida de São Paulo. Hoje, temos acordos da Fapesp com muitas universidades israelenses, 15 projetos da Universidade Hebraica de Jerusalém com a USP, laboratórios com a cooperação de prêmios Nobel, na Unicamp. Em suma, as relações econômicas, culturais e científicas estão se estreitando cada vez mais”, disse Sztulman ao site da Câmara.

“Pacifista, voltado aos direitos humanos, ele foi um grande articulador da comunidade judaica com a sociedade brasileira”, afirmou o vereador Pesaro.

Sztulman reabriu em julho de 2010 a representação de Israel na capital paulista, que estava fechada desde 2003.

Nascido em São Paulo, imigrou para Israel aos 18 anos. É bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Hebraica de Jerusalém, mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Tel Aviv e bacharel em Artes pela academia Bezalel.

Foi vice-diretor de Assuntos Públicos do Ministério das Relações Exteriores de Israel e também o responsável pelos Serviços de Multimídia do Ministério para agências internacionais de notícia baseadas em Israel.

Major da Reserva do Exército de Israel, foi condecorado em 1981 por bravura em combate.

Ele será substituído em julho próximo por Yoel Barnea, ex-cônsul-geral de Israel no Rio de Janeiro, entre 1994 e 1998.

Texto: CONIB

Confira a reportagem da Web Rádio Câmara:

A partir da esquerda: Rabino Michel Schlesinger; Celia Parnes, presidente da Unibes; Mario Fleck, presidente da Fisesp; Jayme Blay, presidente da Câmara Brasil-Israel; Ilan Sztulman; Floriano Pesaro; Abramo Douek, presidente da Hebraica-SP; Fernando Lottenberg; rabino David Weitman; vereador Gilberto Natalini; e Manoel David Korn de Carvalho, prefeito de Tietê. Foto: RenattodSousa/CMSP.