diretoria

O advogado Fernando Lottenberg, de São Paulo, foi eleito por aclamação presidente da Conib para o triênio 2014-2017, durante a 45ª Convenção Anual da Conib, realizada durante este fim de semana, em São Paulo. Fernando é primo de Claudio Lottenberg, que deixa a direção da Conib após seis anos.

Leia abaixo um resumo de seu discurso de posse:

“Precisamos trabalhar com inteligência e determinação, aliando o idealismo ao pragmatismo.

Cada vez mais o que acontece em Israel influencia a diáspora e as relações das comunidades judaicas com seus países e governos. Os conflitos nos quais Israel toma parte crescem em violência e em apelo midiático, sendo seguidos por atos de militância antissionista e antissemita ainda mais agressivos.

Temos um sólido comprometimento com a existência e a legitimidade do Estado de Israel – onde residem nossos amigos e familiares – e contra sua demonização que grupos ativistas promovem também por aqui, procurando trazer o conflito para cá, onde ele não deve ter lugar. A busca de soluções pacíficas, entre Israel e seus vizinhos, de outra parte, é algo que se faz a cada dia mais urgente e esforços nessa direção não devem ser poupados.

Apesar dos recentes ruídos, as relações do Brasil e dos brasileiros com Israel é historicamente muito boa, com cooperação bilateral importante. Isso propicia uma boa base de atuação e nos dá esperança quanto ao futuro. Trata-se de um esforço comunitário que precisa de sintonia fina e muita diplomacia.

A atuação política diante desses e outros desafios é fundamental. Por essa razão, prosseguiremos fortalecendo nossa atuação em Brasília, perante o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.

Hoje, 15 de novembro, comemoramos a Proclamação da República. O Brasil passa por uma fase democrática de quase três décadas, onde os governantes se sucedem por meio de eleições, a imprensa é livre e o Judiciário funciona. Saudamos a democracia brasileira e com ela temos um inarredável compromisso. É nas sociedades democráticas e livres que as comunidades judaicas têm se desenvolvido e prosperado.

As mesmas redes sociais e outras formas de comunicação onde somos atacados precisam ser cada vez mais usadas para nos defender e também para atrair e engajar a comunidade, em especial a juventude, difundindo toda a riqueza da vida comunitária, da cultura e da vida judaica no nosso país, para construirmos juntos o futuro.

Não queremos fazer o que outros já fazem – e fazem bem feito. Nossa função primordial é comunicar, articular e representar. E, com a contribuição de todos, elaborar e executar uma linha de representação estratégica e impactante, que traga resultados efetivos para a vida judaica no Brasil.

Formamos uma diretoria da Conib, aqui presente, com foco em representatividade, eficiência, diversidade e renovação. Precisamos estimular a vida comunitária e ter perto de nós, nessa missão, os melhores talentos de nossa comunidade, em suas várias gerações.

Estamos também ativando o Conselho Consultivo da Conib, composto por personalidade de nossa comunidade, entre intelectuais, patrocinadores, ex-presidentes, profissionais liberais e empresários. Ele será um órgão de orientação e formulação estratégica para a nossa atuação.

Gostaria de agradecer o apoio e a confiança de todos e pedir que sigam conosco nessa jornada que aqui começa. Temos muito a fazer. Vamos fazer juntos”.

FONTE: CONIB