Ricardo Berkiensztat é homenageado no Ato Solene em Homenagem às Personalidades das Comunidades

Evento foi organizado pelo Conscre (Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras) e destacou personalidades de 15 comunidades estrangeiras, incluindo a judaica

106
Ricardo Berkiensztat discursando. Foto: Felipe Araujo.

Na noite do dia 4, Ricardo Berkiensztat, presidente executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo, foi homenageado no Ato Solene em Homenagem às Personalidades das Comunidades, organizado pelo Conscre (Conselho Estadual Parlamentar das Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras). A sessão ocorreu no Hall Monumental da Assembleia Legislativa de São Paulo e foi presidida pelo deputado estadual Delegado Olim e pelo presidente do Conscre, Gabriel Sayegh. Foram destacadas personalidades de 15 comunidades estrangeiras, incluindo a judaica. 

Sergio Serber, Walter Feldman, Gabriel Sayegh, Ricardo Berkiensztat e Deputado Delegado Olim. Foto: Felipe Araujo.

“É muito emocionante poder representar hoje a comunidade judaica aqui na Assembleia Legislativa, recebendo o prêmio em nome dela”,  disse Berkiensztat, em depoimento. 

Ricardo Berkiensztat. Foto: Felipe Araujo.

“Mais comunidades também participaram, o que mostra que São Paulo é um Estado pujante, onde as comunidades vivem bem, trabalham bem e trabalhamos juntos para crescer o nosso Estado e a nossa cidade”, continuou.   

“O Conscre foi criado após a explosão das Torres Gêmeas, aqui na Assembleia de São Paulo, e foi o primeiro conselho que representava as comunidades tão bem instaladas e recebidas. O Estado de São Paulo é o exemplo da cultura de paz.”, afirmou Walter Feldman, deputado estadual. 

“Judeus, palestinos, chineses, japoneses, portugueses, espanhóis, gregos, armênios… Todos pela paz. Todos somos irmãos.” comentou Delegado Olim. 

Berkiensztat, em seu discurso, ressaltou que a comunidade judaica faz muito pelo Estado de São Paulo, em várias áreas, sendo elas sociais, culturais, entre outras. “É uma comunidade muito envolvida com o Estado de São Paulo e com essa cidade que tanto amamos.” 

Ele ainda pontuou que a cultura de paz é a intenção da comunidade. “Nós, aqui no Brasil, temos que ser um exemplo para o mundo, um exemplo de como sabemos viver e conviver. Várias comunidades aqui representadas podem mostrar de que forma sabemos trabalhar em conjunto e engrandecer esse país que tanto nos acolheu, acolheu nossos pais e nossos avós.” 

“Tenho um orgulho muito grande de representar a comunidade judaica do Estado de São Paulo. Que possamos em breve, estar novamente juntos em comemorações. Que possamos sempre utilizar esta casa e as demais casas para mostrar como somos um povo pacífico, o povo brasileiro.” finalizou o presidente executivo. 

Ricardo Berkiensztat ao lado de seu filho Bruno, sua esposa Lizia e sua mãe Stelinha. Foto: Felipe Araujo.

O evento também contou com uma recepção típica de cada comunidade, celebrando a diversidade e a contribuição cultural dessas raízes para o Estado de São Paulo.