Na tarde de ontem, 4, Ricardo Berkiensztat, presidente executivo da Federação Israelita SP, recebeu o prefeito de Quatro Irmãos (RS), Giovan Poganski, na sede da entidade, para que o político apresentasse o projeto de turismo Rota Judaica, cujo objetivo é apresentar a história da imigração judaica das Colônias do início do Século XX, originárias de uma missão de vida do casal de filantropos Barão e Baronesa Hirsch, que retiraram milhares de famílias judias do leste europeu, as trazendo para as Américas, de modo a livrá-las da pobreza e das perseguições. O passeio é oferecido pelo Polo de Turismo Histórico Judaico de Quatro Irmãos e Região.
“A imigração judaica para as colônias gaúchas do Barão Hirsch foi um marco na chegada dos judeus ao nosso país. Hoje, o município de Quatro Irmãos (RS) quer reavivar esta história promovendo um turismo judaico e mostrando a importância desta região para o desenvolvimento das comunidades judaicas ao redor do Brasil”, afirmou Berkiensztat.
“O estabelecimento de relações institucionais entre o Polo de Turismo Histórico Judaico de Quatro Irmãos e Região, e a Federação Israelita de São Paulo, é um passo importante para a nacionalização do status dessa Rota Judaica, criada para perpetuar a história da imigração judaica no Brasil, visitável para a sociedade ampla, conhecendo costumes, gastronomia e música, e as raízes judaicas na formação do Brasil. Uma parceria indispensável para engajar São Paulo no projeto”, comentou o jornalista Sergio Lerrer, secretário do Polo de Turismo Judaico de Quatro Irmãos e Região, que também esteve presente no encontro.
SAIBA MAIS SOBRE O POLO DE TURISMO HISTÓRICO JUDAICO DE QUATRO IRMÃOS E REGIÃO
O Polo engloba as regiões da antiga Fazenda de Quatro Irmãos, com visitação e trajetos nos municípios de Quatro Irmãos, Jacutinga e Erebango.
É a região do Alto Uruguai gaúcho, convergência de diversas imigrações, como a alemã, italiana, polonesa, açoriana e ucraniana.
É oferecida pelo Polo a Rota Judaica, um passeio de 1 a 3 dias, estruturado pelas prefeituras da região, juntamente com o Instituto Cultural Judaico Marc Chagall e com apoio de profissionais do Escritório de Turismo do Alto Uruguai. A visita é acompanhada por guias e condutores de turismo, para uma melhor contextualização dos locais e conexão com a história, relatos e costumes.
No passeio, os participantes podem visitar edificações da época, locais históricos, usufruir da gastronomia típica do Oriente Médio, com componentes judaicos, acompanhado de música judaica, em alguns momentos, aprendendo assim, mais sobre a cultura judaica, os costumes dos judeus do leste europeu e o legado de nossa comunidade em vários campos de atividades e do conhecimento.
Para mais informações, acesse: https://www.poloturismojudaico.com.br/#:~:text=Rota%20Judaica&text=Foi%20um%20passado%20de%20comunidade,da%20identidade%20cultural%20e%20religiosa.