Na última quarta-feira, 11, nossa vice-presidente Miriam Vasserman e nosso presidente executivo Ricardo Berkiensztat receberam Ana Beatriz Prudente Alckmin, presidente do projeto educacional judaico Zerah Platform, e Elizabete Leite Scheibmayr, advogada, matemática, co-fundadora da Uzoma Diversidade Educação e Cultura e uma das líderes dos Comitês de Igualdade Racial e Combate à Violência Contra a Mulher do Grupo Mulheres do Brasil. O encontro visou discutir possibilidades de trabalho conjunto.
Ricardo Berkiensztat destacou a atuação da Federação Israelita SP, ressaltando os trabalhos desenvolvidos em diversos segmentos da comunidade. Já Elizabete Scheibmayr compartilhou as iniciativas do Mulheres do Brasil, enfatizando o impacto de sua área na promoção de mulheres negras para posições de liderança em empresas.
Miriam Vasserman apresentou os programas voltados ao acolhimento de mulheres e famílias em situação de violência doméstica, além de compartilhar detalhes sobre a exposição Unindo Vozes Contra a Violência de Gênero e o Programa de Testagem Genética na Comunidade Judaica, focado na prevenção de doenças raras. Ela também enfatizou a importância de disseminar boas práticas e experiências entre as instituições.
“Realizamos uma produtiva reunião na Federação Israelita SP com Elizabete Scheibmayr, cofundadora da Uzoma e responsável pela área de diversidade do grupo Mulheres do Brasil. A conexão entre Elizabete e a nossa entidade foi facilitada por Ana Beatriz Prudente Alckmin, que também introduziu o objetivo do encontro: estreitar o relacionamento entre as instituições e promover trocas de experiências e colaboração”, disse Miriam.
“Esse primeiro encontro foi extremamente enriquecedor, e novos diálogos estão sendo planejados para aprofundar a parceria e fortalecer as iniciativas conjuntas entre a Federação Israelita SP e o grupo Mulheres do Brasil”, finalizou.
“Temos que nos relacionar com outros setores da sociedade brasileira e fazer intercâmbio de ideias e projetos. A comunidade judaica tem muito a agregar e também aprender. Esta reunião nos abre portas enormes com grupos de mulheres que lutam por causas comuns”, declarou Ricardo.
“Fiquei impressionada com as diversas ações realizadas pela Federação, não só no combate à violência como na saúde. Tive a oportunidade de apresentar o Grupo Mulheres do Brasil, organização sem fins lucrativos, criada pela empresária Luiza Helena Trajano, que visa a construção de um país melhor a partir do protagonismo feminino. É um grupo suprapartidário, que já possui 11 anos de existência, com mais de 125.000 mulheres e tem núcleos espalhados em todo território nacional e no exterior, atuando em diversas causas : combate à violência contra mulheres e meninas, saúde, educação, empreendedorismo, políticas públicas, refugiados, pessoas com deficiência, pessoas LGBTQIAPN+, cultura, pessoas 60+, entre outros”, comentou Elizabete.
“O objetivo do encontro foi apresentar a Federação Israelita SP para a Dra. Elizabete, que vem desenvolvendo um trabalho sério no Grupo Mulheres do Brasil e nos conselhos de muitas entidades significativas na sociedade. Com certeza muitas trocas podem acontecer e garantir a presença institucional da Federação nos diversos espaços da sociedade brasileira é fundamental para a comunidade judaica de São Paulo”, afirmou Ana Beatriz.