“Vaquinha”. Todo mundo conhece o termo. E mais, quem nunca participou de uma? Pode ser para presente de aniversário dos colegas de trabalho, para obras de melhoria no condomínio onde mora ou para um presente bem legal de casamento. Até as agências de turismo tem feito uso desse princípio e comercializado as viagens de lua de mel em forma de cotas, para quem quiser presentear os noivos.
Mas, e se a vaquinha se tornasse virtual e em prol do terceiro setor?
Sim, isso existe, mas com o nome de crowdfunding, que é a reunião de pessoas, que colaboram com valores diversos, visando um bem comum, agora pela internet. E a UNIBES – União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social -, uma das mais tradicionais instituições beneficentes de São Paulo, aposta nessa ferramenta para angariar fundos para sua mais recente necessidade: um novo caminhão.
Pelo site Tzedaka (http://www.tzedaka.com.br/projeto.php?id=10), é possível doar valores a partir de R$ 18. O objetivo é arrecadar R$ 68 mil até o dia 28 de julho para a compra desse caminhão, que é importante para um outro projeto da instituição: o Bazar Beneficente. Ele será usado para recolher as doações, que vão de roupas e acessórios até artigos de decoração e eletrodomésticos, que são repassadas aos usuários da UNIBES e, o excedente, é vendido nos cinco diferentes endereços do bazar da instituição. São cerca de 12 mil peças doadas mensalmente, oriundas de todos os cantos da cidade. Essas vendas foram responsáveis por 21% da arrecadação total de recursos em 2011, contribuindo para os projetos socioeducativos da instituição, que hoje atende cerca de 10 mil pessoas. Por isso essa causa é tão importante.[
E mais: o doador também recebe benefícios da instituição, que podem ser marcadores de livros, um livro com a história da UNIBES ou até produtos feitos por usuários da instituição e, se o valor não for atingido, o doador recebe a devolução do valor.