A Câmara Brasil-Israel de Comércio e Indústria, promoveu nesta quarta-feira, 27 de junho, no Restaurante Parigi, um evento para um seleto grupo de empresários e investidores, com Luis Stuhlberger, Chief Investment Officer e responsável pela Divisão de Asset Management do Credit Suisse Hedging-Griffo (CSHG).
Stuhlberger, considerado o gestor mais brilhante de sua geração e um “astro” no mercado de futuros, ministrou a palestra “Da Grande Moderação à Grande Divergência”, onde abordou o modelo de desenvolvimento do Brasil sob sua ótica, destacando dados como crescimento do PIB, inflação, produção industrial, vendas, varejo, e é claro, câmbio, bolsa e juros. Stuhlberger foi além e deu dicas aos presentes sobre como cuidar dos investimentos e ativos e de como agir em função dos riscos e da situação política e econômica do país.
Luís brindou aos presentes com uma boa notícia ao destacar que “a economia vai melhorar no segundo semestre”, explicando em seguida que as chances de uma bolha devido a inadimplência serão menores, pois os bancos estarão mais seletivos com o crédito. Outro ponto importante levantado pelo palestrante foi o gasto de expressivos 3% do PIB brasileiro com juros, pagos em consequência de um consumismo exacerbado e aconselha: “Ao invés de consumirmos tanto, deveríamos pensar também em investir”, complementou.
Para o presidente da Câmara Brasil-Israel, Jayme Blay, “iniciativas deste gênero trazem uma contribuição para o desempenho dos empresários, não apenas para os seus negócios, mas também para seus investimentos pessoais e para que façam projeções com mais segurança. Pelo nível de atenção das pessoas, pela profundidade dos temas apresentados e pelo silêncio reinante, podemos dizer que as pessoas estiveram extremamente interessadas durante toda a apresentação. Faz parte do foco de atuação da Câmara realizar eventos como o de hoje, que foi muito elogiado e reuniu um público de altíssimo nível, que saiu daqui muito satisfeito”.
Basílio Jafet, empresário e vice-presidente do SECOVI, destacou a oportunidade de estar com Stuhlberger: “ a proposta da Câmara foi espetacular em nos propiciar esta chance única de estar com Luis Stuhlberger, considerado o melhor gestor do país, que mostrou não apenas seu conhecimento técnico, mas fez uma análise da nossa condição como um todo, não apenas do lado econômico, mas também das perspectivas de desenvolvimento futuro.
“O evento foi muito bem organizado, em um horário excelente para nós empresários. A palestra do Luis foi espetacular. Ele é considerado um dos grandes gestores de fundos do mundo e nos deu uma visão muito ampla e global”, deatacou Meyer Nigri, sócio proprietário da Tecnisa.
A presidente da Unibes, Celia Kochen Parnes, também fez uma avaliação positiva do encontro. “Adoro eventos com fundo cultural, onde me sinto atualizada e agrego informações, em novas frentes com as quais não costumo ter acesso no meu dia a dia”.