A Câmara Municipal de São Paulo homenageou, na noite desta terça-feira (20/8), o advogado, ex-presidente da Federação Israelita SP e vice-presidente da Conib (Confederação Israelita do Brasil), Luiz Kignel. A vereadora Cris Monteiro (NOVO), presidente da Sessão Solene, fez a entrega da Medalha Anchieta e do Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo.
A medalha e o diploma são honrarias concedidas a pessoas nascidas na cidade de São Paulo. A distinção é aprovada por dois terços dos vereadores e entregue a personalidades se destacam por suas contribuições ao município.
“É uma noite ilustre. O Luiz é um merecedor. Ele tem um trabalho incrível na comunidade mais ampla, mas em particular na comunidade judaica que tem precisado tanto de apoio de todos nós brasileiros”, comentou a vereadora.
Nascido em São Paulo em 10 de dezembro de 1964, o homenageado é casado com Silvia Kignel e pai de três filhos, além de ser avô de três netos. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito São Francisco da USP (Universidade de São Paulo) e com especializações em Direito Privado, Processo Civil e Arbitragem, Luiz Kignel é sócio do PLKC Advogados, concentrando sua atuação na área do Direito de Família e Sucessões. Além disso, é coautor de livros de Direito relacionados ao Planejamento Sucessório.
Na Fisesp (Federação Israelita do Estado de São Paulo), atuou como diretor do Conselho de Sinagogas, secretário-geral e vice-presidente em diferentes gestões. De 2018 a 2021, Luiz Kignel destacou-se ainda como presidente da Fisesp, quando liderou o comitê da comunidade para enfrentamento da Covid-19, além de estabelecer o Projeto ATID, que concede empréstimos sem juros a pessoas em situação de necessidades especiais que precisam de suporte financeiro emergencial. Atualmente, Luiz Kignel ocupa o cargo de vice-presidente da Conib e é conselheiro e integrante da Mesa Diretiva do Conselho do Hospital Israelita Albert Einstein.
A Sessão Solene contou com a presença de amigos do homenageado, familiares, políticos e líderes da Comunidade Israelita. Emocionado, Kignel relembrou a história de seus antepassados e agradeceu pelo acolhimento que a família teve na cidade de São Paulo.
“A gente cresceu em uma casa dos nossos avós contando que foram expulsos de suas casas. Eu conto para os meus netos como eles são queridos em seus lares. São 60 anos de história. Isso é muito importante e eu estou feliz de estar aqui hoje”, agradeceu.
Veja como foi a Sessão Solene, na íntegra, no vídeo abaixo:
Fotos: Richard Lourenço