A demanda de alimentos e de água é um dos grandes desafios mundiais. Porém, as inovações em Foodtech podem mudar esse cenário. Pensando nisso, a Câmara Brasil- Israel (BRIL Chamber), realizou no dia 27 de outubro, o Foodtech Summit, mais um evento internacional que integrou a série de discussões BRIL Think Tank.
Com transmissão online pelas redes da Câmara, o Webinar apresentou as mais avançadas tecnologias israelenses além de um panorama sobre o segmento de Foodtech em Israel.
O evento teve início com uma apresentação da Kitchen Hub empresa israelense que desempenha um papel de liderança no mercado global de alimentos, e que deu detalhes de como a tecnologia promete moldar esse principalmente através das proteínas alternativas (cultivadas, à base de insetos e de células).
O Painel “Carnes e suas alternativas” contou com a moderação de Cila Schulman, diretora da Câmara e a participação dos CEOs da Redefine Meat, que possui uma completa linha de produtos com ingredientes à base de plantas e sabor idêntico ao da carne, e que promete revolucionar este mercado com as carnes feitas em impressora 3d e da Future Meat, dedicada à produção de carne sem abate e que inaugurou em 2021 a primeira fábrica de carne cultivada à base de células em Israel.
Quatro startups israelenses também participaram de um pitch com temas como: alternativas lácteas à base de probióticos, nutrição funcional através das ervas, solução para a redução de açúcares e aplicação de algas na produção de nutracêuticos.
O último Painel, “Tendências dos alimentos a base de plantas” , trouxe o Grupo Planta empresa brasileira que oferece alimentos como queijos, carnes e até ovo frito, todos à base de plantas e o The Good Food Institute Brasil, que conecta tanto startups como empresas já estabelecidas de forma a criar uma cadeia de produção de alimentos à base de plantas mais segura, justa e sustentável.
O encerramento ficou por conta do empresário Josué Gomes da Silva, presidente da Coteminas e presidente eleito da FIESP que parabenizou a BRIL Chamber pela iniciativa e afirmou apostar na realização de novos negócios entre Brasil e Israel.