Com o objetivo de despertar a consciência ambiental, a fim de estimular os alunos a se tornarem agentes de mudança na comunidade escolar, o Colégio Renascença implantou o Projeto Construindo a Consciência Ambiental.
Os “agentes ambientais” (por enquanto 10 alunos do 9º. ano) estão desenvolvendo atividades concretas, utilizando um caráter conceitual, democrático, artístico e envolvente na busca da sensibilização, levantamento e sugestão para a resolução dos problemas vivenciados pelo Colégio nas questões relacionadas a sustentabilidade.
O encontro desse grupo juntamente com dois professores orientadores ocorre semanalmente. Nesse momento há construção de blog; organização de mural; confecção de sabão com o óleo recolhido nas coletas e também o esboço da Agenda 21 Escolar (A Agenda 21 foi criada a partir de Rio Eco-92, e pode ser implementada em qualquer localidade onde exista um núcleo humano com necessidades de crescimento e sustentabilidade. Essa construção propicia o estabelecimento de um plano estratégico diante das características de cada instituição. No Renascença, os agentes ambientais estão fazendo o levantamento das necessidades, para que sejam definidas as melhores medidas que farão parte do plano).
No segundo semestre os alunos visitarão o Conjunto Nacional, onde colherão experiências para aprofundarem a questão da Agenda 21, e mais uma série de atividades.
Também integra o projeto o Eco-Rena, que se constitui como uma gincana sócio-esportiva-ambiental que tem como tema principal: “O meu, o seu, o nosso..lixo”. O projeto atinge todas as séries do Fundamental 2 e será ampliado para o Ensino Médio em Agosto.
A organização se pauta em tarefas que são classificadas como: sustentáveis, relâmpago e tarefas fixas. As tarefas fixas estão concentradas na manutenção da ordem e limpeza nas salas e também em portar copo ou garrafinha d’água própria, evitando utilizar copos descartáveis.
As tarefas sustentáveis se relacionam com campanhas como: coleta de óleo de cozinha/confecção de sabão; pilhas; campanha de trocas; campanha de alimentos; campanha de ração animal; peças de teatro e show de talentos.
As tarefas relâmpago são solicitadas de forma espontânea pelos professores, coordenação ou direção, no horário do recreio. Há também a realização da Copa recreio com várias modalidades esportivas. Os alunos acompanham a pontuação através do termômetro ambiental, instalado no mural do andar.
O Eco-Rena foi uma iniciativa do Departamento de Educação Física, com a colaboração da área de Ciências Naturais na descrição das tarefas sustentáveis e com o apoio da coordenação do Fundamental 2. O projeto está entusiasmando os alunos, sinalizado pelas marcas atingidas nas primeiras campanhas onde foram arrecadados 852,3 litros de óleo e 7033 pilhas.