Comunidade Judaica promove Ato em Memória às Vítimas do Holocausto

Evento marca os 80 anos da libertação do Campo de Concentração de Auschwitz

82
Vista geral dos sobreviventes cantando o Hino do Brasil. Foto: Flavio Mello e Fabi Koren.

Por ocasião do Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto e para marcar os 80 anos da libertação do Campo de Concentração de Auschwitz, a Confederação Israelita do Brasil (Conib), a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), a Congregação Israelita Paulista (CIP) e a StandWithUs Brasil, realizam no domingo, 26 de janeiro, às 18h, na Sinagoga Etz Chaim da CIP, um Ato Solene em Memória às Vítimas do Holocausto.

Sobreviventes acenderam vela no ano de 2024. Foto: Flavio Mello e Fabi Koren.

A cerimônia prestará tributo aos seis milhões de judeus vítimas do Holocausto, bem como a todas as vítimas do regime nazista. Durante o evento, seis velas serão acesas por sobreviventes, autoridades políticas, líderes religiosos, institucionais e jovens. Uma sétima vela será acesa pelo jovem Rafael Zimerman, brasileiro que sobreviveu ao ataque terrorista do Hamas, em memória às vítimas de 7 de outubro.

Em 1º de novembro de 2005, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) declarou o 27 de janeiro Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. A Resolução 60/7 diz que o extermínio de “um terço do povo judeu, assim como de incontáveis membros de outras minorias, servirá, por todos os tempos, a todos os seres humanos, como advertência para os perigos do ódio, da intolerância, do racismo e do preconceito”.

Aos 98 anos Sarah Levin encantou a todos tocando piano em 2024. Foto: Flavio Mello e Fabi Koren.

A data relembra a libertação de Auschwitz e tem o propósito de educar as novas gerações sobre os horrores do genocídio, rejeitar o negacionismo e condenar qualquer manifestação de intolerância ou violência motivada por origem étnica ou crença.

A crescente onda de antissemitismo observada após os ataques de 7 de outubro de 2023 destaca a urgência de combater o preconceito e promover o respeito mútuo na nossa sociedade. No Brasil, as denúncias de antissemitismo cresceram 500% após um ano do início do conflito entre Israel e o Hamas, reforçando a necessidade latente de lembrar continuamente as lições do Holocausto. A memória ativa das vítimas e a educação sobre os perigos do ódio e da intolerância são essenciais para impedir que tragédias semelhantes se repitam.

Lideranças acenderam vela no Ato de 2024. Foto: Flavio Mello e Fabi Koren.

“O aumento do antissemitismo é um alerta sombrio de como a intolerância e o ódio podem prosperar quando o respeito pela diversidade é deixado de lado.”, alertou o presidente da CONIB, Claudio Lottenberg.

“A preservação da memória do Holocausto é um compromisso com a verdade e um alerta para as gerações futuras. Diante do crescimento do antissemitismo e do negacionismo, relembrar as vítimas e as atrocidades do nazismo é essencial para que essa tragédia nunca mais se repita”, complementou o presidente da Fisesp, Marcos Knobel.

Representantes de diversas religiões prestigiaram o evento em 2024. Foto: Flavio Mello e Fabi Koren.

Para André Lajst, presidente da StandWithUs Brasil, organização educacional  dedicada ao ensino sobre Israel e ao combate do extremismo e antissemitismo, “ educar sobre Israel também é educar sobre o Holocausto. Só assim a mensagem “nunca mais” pode ser compreendida. É nossa missão e nosso dever proteger e fortalecer a existência de Israel, a única garantia de que o povo judeu terá sempre um lar nacional e um porto seguro’.

“O genocídio de 6 milhões de judeus deveria ter ensinado à Europa a vergonha eterna do antissemitismo. No entanto, o que vemos são manifestações violentas anti-Israel que revelam seu caráter intrinsecamente antissemita. A memória do Holocausto exige mais do que discursos; exige ação firme contra o ódio e a intolerância.”, concluiu a presidente da CIP, Laura Feldman.

Ato Solene em Memória às Vítimas do Holocausto é realizado pela Confederação Israelita do Brasil (Conib), Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), Congregação Israelita Paulista (CIP) e StandWithUs Brasil  com o apoio do Consulado Geral de Israel em São Paulo,  Unibes, Pit Cult, Agência Judaica para Israel, Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein, Arqshoah, B’nai B’rith Brasil, Fundo Comunitário, A Hebraica, KKL Brasil, Vozes do Holocausto e Sherit Hapleitá.

Evento: Ato em Memória às vítimas do Holocausto

Data: 26 de janeiro de 2025  (Domingo)

Horário: 18h pontualmente (abertura dos portões às 17h)

Local: Sinagoga Etz Chaim da Congregação Israelita Paulista (CIP) – Rua Antônio Carlos, 653 – Consolação

Credenciamento e  informações para a imprensa – enviar veículo, RG e nome dos profissionais para  Liane  Zaidler  pelo whatsapp  (11) 9.8277.0606 até as 18h de sexta-feira, 24/01.