Membros da delegação do Parlamento Europeu para Relações com Israel visitaram o país para observar em primeira mão as atividades do KKL com relação a água, terra e questões ambientais. Entre os participantes estavam o atual presidente Bastiaan Belder e o seu sucessor Fulvio Martusciello.
“Nós viemos aqui para conhecer o país mais profundamente, a partir de um desejo de ajudar a promover o desenvolvimento sustentável em Israel” disse o presidente da Delegação Europeia.
Eles conheceram a estação de tratamento de aguas residuais próxima a Nablus, construída na década passada numa joint-venture entre o Vale de Hefer e o conselho regional de Tulkarm, na Judéia e Samaria, como uma solução localpara os problemas ambientais.
O esgoto vem do lado palestino da fronteira, do poluído rio Nablus e da cidade de Tulkarm. Este desague é tratado em piscinas de precipitação e oxigenação e misturado com água salobra de poços artesianos locais antes de ser reutilizado para a agricultura, na irrigação das plantações de frutas cítricas e abacate.
Os palestinos não têm interesse na utilização desta água recuperada. Israel, no entanto, é o líder mundial na recuperação de águas e a encara como uma oportunidade para simultaneamente beneficiar o meio ambiente, a agricultura e a coexistência palestino-israelense.
“O KKL e outras entidades investem milhões no tratamento do esgoto que chega dos territórios da Autoridade Palestina e, desta forma, promovem a cooperação entre israelenses e palestinos.” Disse Bastiaan Belder. “Estou profundamente admirado pela contribuição dada pelo KKL ao Estado de Israel e ao povo judeu.”
A próxima parada foi no rio Yarkon, em Tel Aviv, onde os visitantes conheceram o projeto de reabilitação de Yarcon do qual o KKL é sócio, com a ajuda de seus amigos em todo o mundo.
O projeto abrange uma variedade de atividades em prol da melhoria da qualidade e da quantidade de água; da remoção de poluentes; construção de represas, desenvolvimento da biodiversidade, restauração da vegetação ribeirinha, e aprovisão de construções de zonas húmidas para a purificação biológica da agua.
Os membros da delegação também se encontraram com o Embaixador italiano em Israel, Francesco Maria Talò e com o diretor executivo da divisão de Relações Publicas e Desenvolvimento de Recursos, do KKL Avi Dickstein.
Durante a visita, a delegação também conheceu o Parque de reserva de biosfera de Ramant Menashe e fez um passeio até a fronteira e ao lago Hula, um dos mais famosos locais para a observação de pássaros, o qual é desenvolvido e mantido pelo KKL com a ajuda de seus colaboradores ao redor do mundo.
Depois de dois dias fascinantes, os delegados europeus retornaram para suas casas com uma compreensão mais profunda da situação política e um conhecimento mais aprofundado das atividades do KKL.
“As relações entre Israel e Europa são profundas”, disse o antigo presidente Bastiaan Belder, “mas a tendência em focar no conflito palestino-israelense tem se tornado quase uma obsessão no que se refere aos europeus. Nós temos que começar a olhar a situação de uma maneira mais balanceada”.
“Eu acredito que se nós contarmos ao povo na Europa sobre a Israel real, a sua imagem mudará e as relações com vários países melhorarão”, concluiu o atual presidente da delegação, Fulvio Martusciello.