Evento Dia Nacional da Imigração Judaica ocorre em Erechim, Quatro Irmãos e Região, em março

O Dia Nacional da Imigração Judaica vai ser celebrado em evento de 14 a 16/3, em realização do Polo de Turismo Judaico de Quatro Irmãos e Região, com atividades e passeios, em Erechim, Quatro Irmãos, Jacutinga e Erebango

8
Apresentação musical em 2024. Foto: Divulgação Polo Turismo Judaico.

O Dia Nacional da Imigração Judaica comemora o registro da participação judaica na formação do Brasil, cuja presença remonta já na época do descobrimento do Brasil, e chegadas de dezenas de famílias na Amazônia e no Nordeste, depois São Paulo, e também como cristãos novos, convertidos à força na época da Inquisição. Entretanto, a imigração oficial é reconhecida pela instalação das Colônias de Philippson ( 1904) e Quatro Irmãos (1912).

O evento também repercute um dos grandes diferenciais do Alto Uruguai gaúcho, o acolhimento amigável e de respeito, e convivência amorosa, das multiplicas imigrações que existem na região, em um grande exemplo ao Brasil.

O evento Dia Nacional da Imigração Judaica será composto por atividades de exposição e lançamentos de livros na sexta, na Sinagoga Israelita de Erechim, e um Shabat Aberto no Campus Universitário da URI, conduzido pelo Rabino Nilton Bonder, que é escritor, teatrólogo e filósofo, com especialidade no conhecimento da Cabala.  No sábado será dia de Rota nos pontos da antiga Colônia Judaica de Quatro Irmãos, em pontos em Quatro Irmãos, Jacutinga e Erebango, com visita ao prédio do antigo Hospital Leonardo Cohen. Um dos pontos altos será o lançamento na área Mato do Chia, do Projeto do Bosque da Imigração Judaica no Brasil e Ato de Lançamento da Recuperação da Escola Baronesa Clara.

No domingo haverá uma atividade aberta a todas comunidades do Alto Uruguai. Será uma caminhada, de nome “Marcha da Tolerância – Integração das Imigrações e Povos”, feita do Cemitério Israelita dos Pioneiros em Quatro Irmãos, até o Prédio do Antigo Hospital Leonardo Cohen, promovendo integração entre etnias, grupos imigratórios, grupos de diversas religiões, universidades, OABs e todos que serão bem-vindos, em uma mensagem de promoção de coexistência e admiração pelo outro. Essa atividade tem a parceria da CONIB – Confederação Israelita do Brasil.

As inscrições para acompanhar o evento como um todo, com acesso à gastronomia, podem ser feitas em www.poloturismojudaico.com.br ou pelo WhatsApp  (54) 9 9225-0596.