Na noite do dia 18, ocorreu a pré-estreia do documentário “Terras Prometidas – A Herança da Baronesa e do Barão de Hirsch”, no REAG Belas Artes, em São Paulo. Fechada para convidados, a sessão contou com representantes da Federação Israelita SP, CONIB, do Museu Judaico e de outras entidades judaicas, além de famílias descendentes, jornalistas e influencers.
“Chegou um conhecido, pai de um grande amigo meu, me falando que precisava de um patrocínio para trazer a escritora do livro que conta a biografia do Barão de Hirsch para o Brasil. E ele falou para mim da maneira mais natural possível, como se eu conhecesse a história com profundidade. E eu conhecia alguma coisa. Sabia que meu pai veio de Santa Maria (RS). Ele sempre me contava como a família havia vindo para o Brasil, mas eu sabia muito pouco. Me dei conta de que se eu sabia pouco, meus filhos saberiam menos ainda e meus netos não saberiam nada. Então ‘arregacei as mangas’ e falei: “Acho que essa história precisa ser conhecida, contada”. É muita gente no Brasil e no mundo que veio dessas colônias. E qual seria a melhor forma dessas pessoas serem conhecidas? Através dos ‘herdeiros do Barão’, que é como eu chamo todos aqueles de que, de alguma forma, vieram dessas colônias”, comentou Léo Steinbruch, idealizador do projeto.
“Estou imerso neste filme há mais de cinco anos. Começamos o projeto antes da pandemia e aí ela parou tudo. Depois, voltamos devagar. Esse processo foi uma realização pessoal. Peguei a história do Léo, a demanda que ele tinha, a indagação, a crise, e mergulhei de cabeça junto com ele. Sinto um prazer e uma honra, além de um privilégio, de acessar tantas pessoas incríveis, de quem sou fã hoje, sou aprendiz. Gravamos muito material. Para mim, a palavra que vem é a palavra ‘privilégio’, privilégio de estar nesse meio e ter a possibilidade de ouvir tantas histórias incríveis e depois fazer uma leitura e gravar um filme.” afirmou Olindo Estevam, responsável pela direção, roteiro e montagem do documentário.
SOBRE O DOCUMENTÁRIO
“Terras Prometidas – A Herança da Baronesa e do Barão de Hirsch” resgata a história da Baronesa e do Barão de Hirsch e seu projeto visionário de libertar os primeiros imigrantes judeus que fugiam da miséria e da perseguição sofridas durante o Império Czarista.
Idealizada por Léo Steinbruch, descendente de uma das primeiras famílias que chegaram à colônia agrícola de Philippson, no Rio Grande do Sul em 1904, a obra é um road movie e mostra Steinbruch refazendo os passos de seus ancestrais 120 anos depois, ouvindo depoimentos, visitando locais históricos e investigando arquivos, conectando passado e presente para desvendar o duradouro legado do casal de filantropos, até então desconhecidos na história, e seu impacto para as novas gerações.
O documentário contou com produção executiva de Viviane Lessa, direção de Olindo Estevam e roteiro de Sérgio Mello, juntamente com Estevam. O projeto é apoiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), é patrocinado pela CSN – Companhia Siderúrgica Nacional e realizado pela ViaViva – Projetos Inspiradores, Paiol Filmes, Ministério da Cultura e Governo Federal. Em 2025, estará disponível para o público por meio de plataformas de streaming e canais de TV.
CONFIRA O TRAILER DO FILME:
https://youtu.be/azkTNrh2gBI?si=rZmbb2ZKW8FH_3Kv
PRÓXIMAS SESSÕES
Novas sessões ocorrerão em São Paulo também no REAG Belas Artes, no Museu da Imagem e do Som (MIS) e Unibes Cultural, começando a cumprir extensa agenda pelo Brasil, por Israel, pelos Estados Unidos e Canadá.
Acompanhe a programação pelo site:
https://terrasprometidas.com.br/