Federação Israelita SP recebe Tabata Amaral e Lúcia França para bate-papo com a comunidade

Encontro ocorreu na sede da entidade e abordou questões como juventude, educação, democracia, Israel e antissemitismo

172
Ricardo Berkiensztat, Tabata Amaral e Lúcia França. Foto: Gabriel Kosman.

No último dia 17, a Federação Israelita SP recebeu a Deputada Federal e candidata à prefeitura de São Paulo Tabata Amaral, acompanhada da ex-primeira dama de São Paulo e candidata à vice-prefeitura, a professora Lúcia França. Ambas são filiadas ao PSB (Partido Socialista Brasileiro) e foram mediadas pelo presidente executivo da Fisesp e jornalista de formação, Ricardo Berkiensztat.

O evento faz parte da rodada de encontros que a Federação Israelita SP tradicionalmente faz com os principais candidatos a prefeitura da cidade de São Paulo e contou com personalidades como o deputado Caio França (PSB),  a ex-ministra Cláudia Costin e o comissário da OEA para Monitoramento e Combate ao Antissemitismo Fernando Lottenberg e faz parte de uma série de encontros que a entidade realizará com todos os candidatos. 

Tabata Amaral fala ao público. Foto: Gabriel Kosman.

O presidente da Federação Israelita SP Marcos Knobel, que está em viagem no exterior, deixou um recado em vídeo para Tabata, ressaltando que existem judeus de esquerda e de direita, mas que ela dará apoio incondicional a quem ganhar a eleição, em prol do crescimento da cidade de São Paulo e do país.

Já Ricardo colocou que a Federação Israelita SP, como entidade política mas apartidária, possui a missão de receber todos os candidatos em cargos majoritários. “Essa é uma casa democrática e como a democracia preza, respeitamos todos que respeitam a democracia. Existem fronteiras e essas fronteiras devem ser respeitadas.” 

A ex-primeira dama, em sua fala, dividiu com o público a experiência de ter participado, quando estava à frente do Fundo Social de Solidariedade, da 18ª Mega-Campanha de Arrecadação de Agasalhos, ocorrida em 2018 e promovida pela Federação Israelita SP, comentando que ficou muito tocada com a grande quantidade de jovens participando da campanha. “Quando eu vi e cheguei aquele ‘mar’ de jovens, pensei: ‘Que privilégio você participar de uma comunidade onde o jovem tem essa atuação, protagonismo e responsabilidade.” 

Ela complementou, dizendo que outro aspecto que chamou a atenção dela, nessa convivência mais próxima, é a valorização dada à educação às mulheres. “Eu cresci o tempo todo achando que esse lugar que sonhei para mim, não me pertencia, porque eu era uma menina e isso me fez acreditar ainda mais e olhar com olhos mais confiantes para essa comunidade.” 

Tabata que, a convite da Conib, da Federação Israelita SP e Project Interchange, foi para Israel em 2023, começou sua fala comentando que a experiência foi muito importante para ela, tanto profissional quanto espiritualmente.

Sobre boicotes a professores e intelectuais judeus ou  israelenses, muito recorrentes em diversas partes do Brasil atualmente, Tabata afirmou que quando diz que devemos ser intolerantes à intolerância, devemos ser em todas as suas formas, expressões e manifestações. “Teremos zero tolerância a qualquer tipo de violência.” 

Quanto à questão da defesa da democracia e contra a intolerância, a candidata à prefeitura afirmou que a defesa da democracia não deveria ser uma pauta de direita ou de esquerda. “Nós precisamos de todos os partidos democratas se posicionando a favor da democracia e contra a intolerância, independentemente de visão ideológica.”