Fisesp lança pesquisa para mapear pessoas com deficiência na comunidade judaica

97
Image by freepik

Federação Israelita do Estado de São Paulo, por meio  de sua Comissão de Inclusão, LeCulam – Inclusão Para Todos, está lançando uma pesquisa com o intuito de realizar um amplo levantamento sobre as pessoas com deficiência na comunidade judaica.

O principal objetivo deste projeto é além de quantificar, também qualificar a inclusão dentro da comunidade judaica. Para isso será feito este ano, nesta primeira etapa, um levantamento do número de pessoas com deficiência. E em 2025, na segunda etapa, uma análise qualitativa deste público, buscando entender a percepção e a realidade da acessibilidade, abrangendo aspectos arquitetônicos, atitudinais, comunicacionais, digitais, comportamentais, entre outros, nos espaços comunitários.

A partir dos dados obtidos, a Comissão pretende apoiar, de forma colaborativa, novas práticas junto às instituições, para que elas desenvolvam alternativas que facilitem os desafios de incluir e ampliar acessos, além de sensibilizar, informar e apoiar a autonomia e o protagonismo, proporcionando maior igualdade de direitos para todos os membros da comunidade.

A pesquisa é 100% acessível, sendo utilizada uma linguagem simples, em texto aberto, disponível para leitura via softwares de leitores de tela, em caso de pessoas cegas ou com deficiência visual que fazem uso de recursos como esses. Também foi cuidadosamente elaborada seguindo todos os preceitos éticos e Lei geral de Proteção de dados LGPD (nº 13 709/2018) e terá os dados 100% resguardados. 

A pesquisa passou por um plano piloto, onde pessoas com deficiência e familiares do grupo Chaverim já responderam e sugeriram ajustes. Agora, será lançada para que o mesmo público na comunidade possa responder. Há também uma versão para que os pais, acompanhantes e/ou responsáveis, possam responder, idealmente na presença das pessoas com deficiência, quando necessário o apoio. 

Ela será disparada para instituições, escolas, movimentos juvenis, federadas e não federadas, clubes , sinagogas, associações, grupos de lideranças, entre outros públicos da comunidade judaica, para atingir a maior abrangência possível. Por isso, contamos com o apoio de todos na divulgação desse importante projeto. 

Após a coleta e análise dos resultados, os dados serão armazenados no sistema BeIachad (gestão comunitária da FISESP), que permitirá um relacionamento personalizado com as pessoas e famílias identificadas.