Frase ‘Holocausto Nunca Mais” ilumina as torres do Congresso Nacional no Dia da Lembrança do Holocausto

22
Congresso iluminado em 2022. Foto: Israel Szerman.

Nesta quarta-feira (23), véspera de Yom HaShoá VehaGvurá (Dia do Holocausto e do Heroísmo), as torres do Congresso Nacional serão iluminadas, entre 19h e 23h, com a frase “Holocausto Nunca Mais”, em memória aos seis milhões de judeus e outras tantas milhares de minorias exterminadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, no episódio mais sombrio da história moderna. A iniciativa é da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), com o apoio do Senado Federal.

Também nesta quarta, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, recebe o sobrevivente do Holocausto Gabriel Waldman e esposa, Simona Waldman. Participam do encontro o diretor executivo da CONIB, Sergio Napchan, e a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka.

A data, que lembra o dia da rendição da Alemanha nazista, homenageia a resistência daqueles que se rebelaram em cidades europeias ocupadas e campos de concentração e a memória de tantas vítimas que morreram ou sobreviveram traumatizadas. Neste dia, em Israel, as sirenes de alarme soam e guardam-se dois minutos de silêncio, reafirmando o compromisso de “lembrar e recordar – jamais esquecer”.