Começou nesta segunda-feira a oitava edição do programa “Hassefá Ba´Aretz”, organizada pela Federação Israelita São Paulo, que levou uma delegação de lideranças da comunidade judaica brasileira para uma “Reunião em Israel”.
A missão teve início na Hungria, onde os participantes passaram dois dias conhecendo a vivência judaica no país. Conheceram, por exemplo, o memorial Shoes on the Danube (Sapatos às margens do Danúbio), localizado na orla do Rio Danúbio, na cidade de Budapeste, Hungria. A composição projetada por Can Togay e Gyula Paule é um convite à reflexão sobre os horrores do regime nazista. (Clique aqui e veja o vídeo).
Nesta quarta-feira, a delegação embarcou para Israel, e já no primeiro encontro, tiveram a oportunidade de trocar ideias com o prefeito de Jerusalém, Nir Barkat, ele contou da complexidade de dirigir esta cidade e do polêmico texto da Unesco que nega o vínculo milenar entre os judeus e a parte oriental da cidade. Para ele, a vida em Jerusalém segue normalmente e esta decisão da Unesco é patética.
Nir Barkat é um grande empreendedor israelense que trocou o mundo dos negócios pela política. “Meu trabalho nunca foi fazer negócios, meu trabalho é sonhar e tornar esses sonhos realidade”, disse ele.