Depois de receber o humorista Fabio Porchat, o jornalista Guga Chacra, o filósofo Leandro Karnal, o ministro do STF Luís Roberto Barroso e a cientista Natalia Pasternak entre outros convidados ilustres, o rabino Michel Schlesinger recebe Ilan Goldfajn, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O papo já está no ar e pode ser assistido pelo YouTube, através do link: https://youtu.be/p9jfBdgMoOg
“Ilan nasceu em Israel, cresceu no Brasil e hoje ocupa um importante cargo na capital dos Estados Unidos. Tive a oportunidade de visitá-lo em seu apartamento em Washington e foi lá que surgiu a ideia de nossa conversa para o Diálogos de um Rabino. Ter o Ilan como convidado é uma honra e tenho certeza de que as pessoas vão gostar do encontro”, afirmou o rabino Michel Schlesinger.
Ilan Goldfajn foi eleito presidente do BID em 20 de novembro de 2022. Atuou como Diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental no Fundo Monetário Internacional em 2022, onde ajudou os países a implementar programas apoiados pelo FMI para enfrentar uma série de desafios sem precedentes. Anteriormente, trabalhou como economista no FMI, de 1996 a 1999. Também foi Presidente do Banco Central do Brasil (BCB) de 2016 a 2019 e Diretor entre 2000 e 2003. Ele liderou o BCB em um período de queda sem precedentes da inflação e das taxas de juros no Brasil. Em 2017, foi eleito Banqueiro Central do Ano pela revista The Banker. No ano seguinte, a revista Global Finance o nomeou o Melhor Banqueiro Central.
A experiência de Goldfajn no setor privado inclui cargos importantes em instituições financeiras brasileiras: Economista-Chefe e Sócio do Itaú Unibanco, Sócio fundador da Ciano Investimentos, Sócio e Economista da Gávea Investimentos e Presidente do Conselho Consultivo do Credit Suisse Brasil. Ele também desempenhou vários cargos como consultor em instituições importantes do setor público, incluindo o Banco Mundial, as Nações Unidas e o FMI.
Tem uma extensa carreira acadêmica. Lecionou Economia na graduação e pós-graduação em universidades no Brasil e nos Estados Unidos. Ele trabalhou como editor de várias publicações, bem como escreveu e publicou inúmeros artigos e livros. Goldfajn é PhD em Economia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), mestre em Economia pela Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro e bacharel em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.