A Sinagoga Knesset Israel e o KKL Brasil se uniram para a festividade de Tu Bishvat, o Ano Novo das Árvores, comemorado em 31 de janeiro.
A programação teve início com a reza de Shacharit e um café da manhã especial com frutas típicas de Eretz Israel na Sinagoga da Avenida Angélica e teve sequência na nova sede, localizada à Rua Dr. Brasílio Machado, 91, onde foi feito o plantio de uma árvore, além de uma visita à obra do novo Centro Cultural que abrirá suas portas em 2018.
“Há várias lições que o homem pode e deve aprender com as árvores e seus frutos, que representam nossa continuidade. Estamos comemorando Tu Bishvat em nossa futura Sede, que vem dar sequência a uma história centenária provando que somos um elo de uma grandecorrente”, destacou o rabino Motl Malowany.
Eduardo El Kobbi, presidente do KKL Brasil ficou impressionado com o projeto arquitetônico funcional e totalmente integrado da Knesset Israel, que passará a ser um centro de referência para a comunidade judaica de São Paulo. “Em Tu Bishvat buscamos nos renovar, crescer e trazer novos frutos. Hoje plantamos o primeiro verde dentro deste verdadeiro Centro Comunitário, o que me emocionou e trouxe um significado especial de renovação”.
“Ficamos muito envaidecidos em receber a diretoria do KKL Brasil para juntos plantarmos uma árvore em Tu Bishvat,simbolizando a renovação e o crescimento da nossa comunidade judaica aqui no bairro de Higienópolis”, finalizou o presidente da Knesset Israel, Marcel Rivkind.
A nova Sede da Knesset Israel
Em 2018, a comunidade judaica paulista será presenteada com um novo Centro Cultural no Bairro de Higienópolis, com a inauguração da nova sede da Knesset Israel (Groisse Shil), que passará a ser um centro de referência para a comunidade judaica de São Paulo.