A Federação Israelita do Estado de São Paulo, por meio do Grupo de Empoderamento de Liderança Feminina (ELF- Fisesp), recebeu no dia 07 de julho, na sede da Fisesp, a diretora presidente do Instituto Liberta, Luciana Temer, para um debate com o tema “Violência sexual contra crianças e adolescentes” que contou com a moderação do advogado e diretor da FISESP, Daniel Kignel.
Advogada e professora de direito, Luciana apresentou dados assustadores sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil onde quatro meninas menores de 13 anos são estupradas por hora. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra que 67% dos estupros acontecem dentro da residência e 86% são praticados por pessoas próximas, normalmente em relações intrafamiliares.
“Apesar do absurdo número de vítimas o tema sempre foi invisibilizado pela sociedade. A violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil sempre foi gigante e agora estamos começando a enxergá-la por que os abusos estão sendo denunciados”, alertou.
A advogada também falou sobre como evitar que isso aconteça. “Estamos muito convictos de que a solução é a prevenção, e ela deve começar pelas escolas, tanto as públicas quanto as privadas, que devem falar sobre prevenção com crianças pequenas e sobre sexualidade saudável com os adolescentes”.
Em 2009 foi aprovada a Lei 2015/09 que altera os crimes contra a dignidade social e estabelece uma pena maior para o estupro de vulnerável. “Apesar da Lei os casos de violência contra a criança continuaram crescendo. Como a Luciana destacou, o importante é a educação e uma política publica voltada à conscientização dos pais e dessas crianças, para que saibam se proteger e evitar esse tipo de situação que é inaceitável”, pontuou o advogado Daniel Kignel.
Luciana também contou sobre o surgimento do Instituto Liberta no final de 2016, resultado do desejo do filantropo Elie Horn, que assumiu o compromisso de doar parte do seu patrimônio pessoal para causas sociais e elegeu como grande missão combater a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil.
“Trabalhamos com vários assuntos ligados à violência doméstica em nosso Grupo ELF, e a violência contra crianças e adolescentes faz parte deste contexto. Luciana Temer tem um conhecimento fantástico e faz um trabalho admirável. Por esse motivo resolvemos convidá-la para falar sobre esse importante tema”, destacou Miriam Vasserman, vice-presidente da Federação e diretora Grupo de Empoderamento de Liderança Feminina (ELF- Fisesp).
Ao final do evento Luciana deixou sua mensagem aos presentes: “Precisamos ser a voz de crianças e adolescentes que hoje não tem voz. Então peço a todos que entrem no site https://www.agoravocesabe.com.br/ e façam parte desta importante campanha”.