Integrantes da mundialmente respeitada Orquestra Sinfônica de Jerusalém (OSJ) e músicos da Orquestra Sinfônica Heliópolis, a primeira do mundo em uma favela, terão um encontro inédito em São Paulo no dia 29 de agosto.
Sob regência do consagrado Maestro Yeruham Scharovsky e solo de Danielle Akta, a prodígio violoncelista de 19 anos de idade, a Orquestra Sinfônica de Jerusalém se apresentará na Sala São Paulo, no dia 28 de agosto, em um Concerto Beneficente em prol da Congregação Israelita Paulista (CIP).
No dia seguinte à apresentação, o Maestro, a solista e alguns músicos vão visitar o Instituto Baccarelli, que quebrou diversas barreiras ao formar a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que tem direção artística e regência do renomado Maestro Isaac Karabtchevsky. Com sua sede na comunidade de Heliópolis, onde atua há 25 anos, o Instituto oferece ensino musical de forma gratuita, atuando como agente de transformação social por meio da arte.
Vale destacar que o Maestro Sharovsky tem uma proximidade muito grande com o Brasil. Entre 1998 e 2004, ele regeu a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), no Rio de Janeiro, onde foi idealizador e fundador da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, em 1999, o que lhe valeu o título de “Cidadão Honorário do Rio de Janeiro” por sua contribuição artística, social e cultural.
Para firmar a parceira e acertar detalhes do encontro, Eve Pekelman, Raquel Gabel, Simone Kabiljo e Henry Gherson visitaram o Instituto Bacarelli.
“A troca promete ser intensa. Os integrantes da OSJ vão ministrar uma masterclass para os professores da Orquestra de Heliópolis e, além de conhecer de perto o Projeto Social, que tem inclusive uma sala batizada com o nome de Zubin Mehta, vão assistir a apresentações dos alunos da comunidade”, destacou a diretora da CIP Eve Pekelman.
“O Instituto Bacarelli tem uma proximidade que já vem de muitos anos com a CIP, pois o Maestro Bacarelli era um grande amigo do Rabino Henry Sobel (ambos falecidos). Poder restabelecer os laços com a CIP no momento da turnê da Orquestra Sinfônica de Jerusalém é uma grande oportunidade. Para os nossos jovens, receber mais uma vez Israel dentro da nossa casa, é um grande estímulo e motivo de orgulho. Tenho certeza que tanto o Maestro Sharovsky quanto a solista Danielle, que tem apenas 19 anos, têm muito a oferecer para os nossos jovens”, destacou o diretor executivo do Instituto Bacarelli, Edilson Ventureli.
O Concerto Beneficente com a “Orquestra Sinfônica de Jerusalém” tem patrocínio da CSN, Itaú, Bemol, Banco Safra, Rosset e Banco Rendimento, com produção da Interarte e apoio do Consulado de Israel em São Paulo e da Federação Israelita do Estado de São Paulo. A realização é da Congregação Israelita Paulista (CIP) e do Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo a Cultura.