No aniversário de 90 anos de Anne Frank, sua amiga Nanette Blitz Konig, sobrevivente do Holocausto e que também acaba de completar 90 anos, será homenageada por sua contribuição no combate ao preconceito e discriminação. O evento acontece no dia 12 de junho, às 18h30, no Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto, em São Paulo.
Nanette Blitz Konig é autora do livro “Eu sobrevivi ao Holocausto”, onde narra os dias de terror que passou quando ainda era adolescente. Seu trabalho com a memória sobre o período, tem estimulado jovens por todo o Brasil e exterior a lutarem por uma sociedade mais justa e igualitária.
Amiga de Anne Frank, foi a última de sua classe a conversar com a jovem, quando se encontraram no campo de concentração Bergen Belsen. Na ocasião, Anne teria confidenciado à amiga que havia escrito seu diário, que mais tarde tornou-se conhecido por todos.
No evento, participantes da Rede Jovem Anne Frank Brasil, entregarão à Sra. Nanette uma homenagem da Casa Anne Frank de Amsterdã por sua importância no combate ao preconceito, discriminação e seu trabalho em prol da memória sobre o período mais sombrio da história da humanidade, do qual ela é uma das poucas sobreviventes. A Rede Jovem Anne Frank faz parte das ações promovidas pelo Instituto Plataforma Brasil como representante da Anne Frank House no país.
Além das crianças de Cabreúva envolvidas com o Instituto Plataforma Brasil, o evento também contará com a presença de 27 crianças e jovens atendidas pela UNIBES – União Brasileiro Israelita do Bem Estar Social.
A programação da noite contemplará uma visita dos jovens ao Museu, bem como uma série de depoimentos sobre a Sra.Nanette, com a participação dos convidados, além da apresentação do documentário “The classmates of Anne Frank”. O filme, produzido por Theo Coster, que também foi colega de classe de Anne no Liceu Judaico, conta a história de cinco jovens sobreviventes da classe de Anne Frank, que moravam, à época da produção do documentário, em diferentes partes do mundo.
O evento é uma iniciativa do Instituto Plataforma Brasil e a Casa Anne Frank, que conta com a parceria com a Conib – Confederação Israelita no Brasil, Consulado Geral dos Países Baixos em São Paulo, Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto e da Federação Israelita do Estado de São Paulo.