A Fundação Getúlio Vargas (FGV), entidade conceituada de ensino superior, realizou na última semana uma palestra na sua Escola de Direito, em São Paulo, com o Embaixador Ibrahim Alzeben, representante palestino, sobre “A questão do Estado da Palestina e o futuro do Oriente Médio”.
É importante ressaltar que, antes desta palestra, a mesma instituição recebeu, para palestras, o Cônsul-Geral de Israel em São Paulo, Ilan Sztulman e, em setembro, sob o patrocínio da Conib e da Fisesp, o general da reserva Michael Herzog e o Prof. Avi Gil, representantes do Jewish Planning Policy Institute, um think-tank israelense, sediado em Jerusalém.
Lamentamos que, no caso do embaixador palestino, em vez de um debate substantivo e enriquecedor, a oportunidade de se apresentar mais um ponto de vista tenha sido perdida, com um discurso que se apoiou em colocações que não contribuem para a construção de um Oriente Médio em paz e em segurança para todos os povos da região.
CONIB e Fisesp estão em contato com alunos de nossa comunidade, que estudam na FGV, para elucidar os problemas apontados e, em conjunto com outros estudantes e professores da instituição, avaliar possíveis providências.