No dia 16 de agosto, foi lançado em São Paulo, após grande evento em Curitiba, o livro “As catorze vidas de David – O menino que tinha nome de rei” (Sêfer, 2012, 304 páginas), de autoria de Blima R. Lorber e Szyja B. Lorber.
A obra conta a história de um sobrevivente do Holocausto — o pai deles — então um jovem que viveu na Polônia até os seus 19 anos. Quando o país foi ocupado pela Alemanha de Hitler e pela Rússia de Stalin, na Segunda Guerra Mundial, seguiu-se uma implacável perseguição e ele foi forçado a abandonar o lar e a família, sobreviveu a uma marcha assassina dos nazistas, enfrentou muitos perigos, fome, frio intenso, medo e até a morte que esteve à sua espreita várias vezes.
No lançamento paulistano, grandes nomes relacionados ao tema estiveram presentes, como a professora Maria Luiza Tucci Carneiro, coordenadora do Arquivo Virtual sobre Holocausto e Antissemitismo (Arqshoah), da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, que escreveu o prefácio, o ex-reitor da USP Jacques Marcovitch, o presidente da B’nai B’rith Brasil, Abraham Goldstein, entre outros.