ORIENTE MÉDIO: A COEXISTÊNCIA É POSSÍVEL? DESAFIOS E OPORTUNIDADES

13
Fleur Hassan-Nahoum. Foto: Divulgação.

No dia 6 de abril de 2025, a Unibes Cultural recebe Fleur Hassan-Nahoum, ex-vice-prefeita de Jerusalém, para uma conversa franca sobre coexistência, diálogo e como lidar com os permanentes conflitos que desafiam a construção da paz no Oriente Médio. Aproveitando sua vinda ao Brasil, a ativista e política israelense compartilha suas experiências à frente de projetos voltados à reconciliação entre árabes e israelenses, além de abordar temas como direitos humanos, representação política e iniciativas de integração em Jerusalém.

Com realização da Confederação Israelita do Brasil (Conib) e da StandWithUs Brasil — instituições comprometidas com a educação, o combate à desinformação e a construção de uma sociedade mais justa e plural — e mediação de Flávio de Leão Bastos, o encontro propõe uma escuta atenta e reflexiva sobre os desafios enfrentados até o presente e os caminhos possíveis para o entendimento mútuo, a partir da experiência de uma liderança que atua na promoção dos direitos humanos e da convivência entre os povos. Após a exposição da palestrante, haverá uma coletiva de imprensa.

Horário: 18h30

Coletiva de imprensa: 20h15

Classificação indicativa: 16 anos

Evento gratuito e presencial

Ingressos no Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/oriente-medio-a-coexistencia-e-possivel-desafios-e-oportunidades/2889375?referrer=runrun.it&share_id=copiarlink

Sobre os participantes:

Fleur Hassan-Nahoum nasceu em 1974, em Londres, em uma família judia sefardita, e é formada em História e Política pela Universidade de Londres. Mudou-se para Israel e construiu uma trajetória voltada ao ativismo e à política, com foco na promoção da coexistência entre árabes e israelenses. Atuou em diversas ONGs e liderou projetos de diálogo e reconciliação em Jerusalém. Em 2018, foi eleita para o Conselho Municipal de Jerusalém pelo partido Jerusalém Unidos, tornando-se a primeira mulher sefardita a ocupar esse cargo. Reconhecida internacionalmente, foi nomeada uma das “100 Mulheres Mais Influentes de Israel” pelo The Jerusalem Post, em 2020.

Flávio de Leão Bastos Pereira é doutor e mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde atua como professor de Direitos Humanos e Direito Constitucional. Realizou pós-doutorado em Direitos Humanos e Novas Tecnologias pelo Mediterranea International Centre for Human Rights Research, na Itália. Especialista em Direitos Fundamentais pela Universidade de Coimbra e em Direitos Humanos pela Universidade Pablo de Olavide, na Espanha, possui formação adicional pelo International Institute for Genocide and Human Rights Studies, no Canadá. Além de sua atuação acadêmica, é advogado e coordenador da Clínica em Direitos Humanos MACKPEACE, dedicada à orientação de migrantes e refugiados.