Ricardo Berkiensztat e Giovan Poganski falam sobre projeto de turismo Rota Judaica

Presidente executivo da Federação Israelita SP recebeu prefeito de Quatro Irmãos (RS) na sede da entidade

61
Ademar Carvalho, Sergio Lerrer, Giovan Poganski, Ricardo Berkiensztat e Aljucir Quadros. Foto: Gabriel Kosman.

Na tarde de ontem, 4, Ricardo Berkiensztat, presidente executivo da Federação Israelita SP, recebeu o prefeito de Quatro Irmãos (RS), Giovan Poganski, na sede da entidade, para que o político apresentasse o projeto de turismo Rota Judaica, cujo objetivo é apresentar a história da imigração judaica das Colônias do início do Século XX, originárias de uma missão de vida do casal de filantropos Barão e Baronesa Hirsch, que retiraram milhares de famílias judias do leste europeu, as trazendo para as Américas, de modo a livrá-las da pobreza e das perseguições. O passeio é oferecido pelo Polo de Turismo Histórico Judaico de Quatro Irmãos e Região. 

“A imigração judaica para as colônias gaúchas do Barão Hirsch foi um marco na chegada dos judeus ao nosso país. Hoje, o município de Quatro Irmãos (RS) quer reavivar esta história promovendo um turismo judaico e mostrando a importância desta região para o desenvolvimento das comunidades judaicas ao redor do Brasil”, afirmou Berkiensztat. 

“O estabelecimento de relações institucionais entre o Polo de Turismo Histórico Judaico de Quatro Irmãos e Região, e a Federação Israelita de São Paulo, é um passo importante para a nacionalização do status dessa Rota Judaica, criada para perpetuar a história da imigração judaica no Brasil, visitável para a sociedade ampla, conhecendo costumes, gastronomia e música, e as raízes judaicas na formação do Brasil. Uma parceria indispensável para engajar São Paulo no projeto”, comentou o jornalista Sergio Lerrer, secretário do Polo de Turismo Judaico de Quatro Irmãos e Região, que também esteve presente no encontro.

SAIBA MAIS SOBRE O POLO DE TURISMO HISTÓRICO JUDAICO DE QUATRO IRMÃOS E REGIÃO 

O Polo engloba as regiões da antiga Fazenda de Quatro Irmãos, com visitação e trajetos nos municípios de Quatro Irmãos, Jacutinga e Erebango. 

É a região do Alto Uruguai gaúcho, convergência de diversas imigrações, como a alemã, italiana, polonesa, açoriana e ucraniana. 

É oferecida pelo Polo a Rota Judaica, um passeio de 1 a 3 dias, estruturado pelas prefeituras da região, juntamente com o Instituto Cultural Judaico Marc Chagall e com apoio de profissionais  do Escritório de Turismo do Alto Uruguai. A visita é acompanhada por guias e condutores de turismo, para uma melhor contextualização dos locais e conexão com a história, relatos e costumes. 

No passeio, os participantes podem visitar edificações da época, locais históricos, usufruir da gastronomia típica do Oriente Médio, com componentes judaicos, acompanhado de música judaica, em alguns momentos, aprendendo assim, mais sobre a cultura judaica, os costumes dos judeus do leste europeu e o legado de nossa comunidade em vários campos de atividades e do conhecimento. 

Para mais informações, acesse: https://www.poloturismojudaico.com.br/#:~:text=Rota%20Judaica&text=Foi%20um%20passado%20de%20comunidade,da%20identidade%20cultural%20e%20religiosa.