Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo comemora os 74 anos de Israel

52
Marcos Knobel, presidente da Federação Israelita SP - Foto: Marianna Bonaccini

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, nesta segunda-feira (30), uma sessão solene em homenagem aos 74 anos da fundação de Israel. A solenidade foi promovida pela Comissão de Relações Internacionais e contou com a presença de parlamentares e representantes da comunidade judaica.

A Declaração de Independência do Estado de Israel foi assinada no dia 14 de maio de 1948. Desde então, a nação se estabeleceu como potência econômica e militar. O encontro presidido pelo deputado Castello Branco (PL) foi uma forma de celebrar a rica história do povo de Israel, bem como estreitar os laços com a Assembleia.

A solenidade contou com a presença de Marcos Knobel, presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), que fez uma reflexão sobre a história do povo judeu. “Há 74 anos um sonho milenar se tornou realidade, o Estado de Israel ganhou sua independencia, que permitiu ao povo judeu voltar a ter seu lar nacional depois de séculos de um exílio forçado”.

Assista ao discurso de Marcos Knobel:

Também fizeram parte da mesa diretora, os deputados, Janaína Paschoal (PRTB), Tenente Nascimento (Republicanos), Gil Diniz (PL) e Heni Ozi Cukier (Podemos); o cônsul geral de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich, o Rabino Sany Sonnenreich, o presidente do Clube “A Hebraica SP”, Fernando Rosenthal e o presidente da B’nai B’rith, Abraham Goldstein.

Fernando Rosenthal, presidente da Hebraica – Foto: Marianna Bonaccini
Rafael Erdreich, cônsul-geral de Israel em SP – Foto: Marianna Bonaccini

O rabino Sany Sonnenreich, destacou a importância do diplomata brasileiro Oswaldo Aranha no processo de legitimação do Estado judaico junto da Organização das Nações Unidas em 1948. O embaixador advogou em favor da criação de Israel e convocou uma votação de delegados das nações então constituídas. Todos os países árabes votaram contra a criação de Israel e a divisão do território. Alguns países ocidentais, como a Inglaterra, não votaram, mas a maioria votou a favor, oficializando a criação da nação.

“Somos eternamente gratos ao amparo e atenção que Oswaldo Aranha deu à comunidade judaica, liberando vistos para judeus que queriam vir ao Brasil e colaborando nos trâmites burocráticos da libertação”, falou Sonnenreich. O rabino ainda reforçou que alianças e parcerias entre Brasil e Israel são “indispensáveis” para o benefício de ambas nações.

Deputado Castello Branco e Rabino Sany Sonnenreich – Foto: Marianna Bonaccini
Abraham Goldstein e Deputado Castello Branco

A solenidade foi finalizada pelo cônsul-geral de Israel no Brasil, Rafael Erdreich, que discursou sobre os avanços tecnológicos do Estado judaico. “Em poucos anos de existência, Israel se estabeleceu como democracia e superou desafios como se fossem milagres, hoje somos mais de 9 milhões e seguimos investindo em conhecimento e tecnologia”, disse. O diplomata ainda reforçou a importância do fortalecimento dos laços entre o Estado de São Paulo e o Estado Judaico. “Nossa aliança possui raízes históricas, culturais, políticas, econômicas e acadêmicas, pretendemos colaborar com soluções inovadoras, principalmente no Estado de São Paulo, nas áreas de agricultura, infraestrutura, sustentabilidade e segurança pública”, falou.

Sessão solene celebra os 74 anos da independência do Estado de Israel – Foto: Marianna Bonaccini