O governador Tarcísio de Freitas participou nesta segunda-feira, 22 de maio, da homenagem realizada pela Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) , por meio do DSC (Departamento de Segurança Comunitária), aos cerca de 200 voluntários que rapidamente se mobilizaram formando uma consistente rede de apoio para ajudar os desabrigados e as vítimas das chuvas que assolaram o Litoral Norte no Carnaval de 2023.
A Fisesp, por meio do DSC e do Projeto Ezra coordenou arrecadações em 12 organizações judaicas, mobilizando quase 200 voluntários no Litoral e em São Paulo. A ação mobilizou mais de mil doadores de roupas, mantimentos e dinheiro perfazendo um total de 25 toneladas de doações de alimentos, água, fraldas, produtos de higiene pessoal e limpeza, além de 300 colchões. Para transportar todas as doações foram realizadas mais de 60 viagens de helicóptero, cedidos por empresários da comunidade judaica e outros que se sensibilizaram com a ação.
A confraternização aconteceu no Mitzpe da A Hebraica. “ A ideia inicial era fazermos um evento pequeno e restrito, mas quando o governador confirmou presença, o que muito nos orgulhou, as coisas acabaram tomando outra proporção”, destacou o presidente da Fisesp, Marcos Knobel.
Ricardo Berkiensztat, presidente executivo da Fisesp, que conduziu a homenagem, enfatizou o relevante papel da Unibes, Hatzalá, Defesa Cívil , além das famílias, Safra, Dayan e Feffer, e é claro, ao Governo do Estado e da Polícia Militar, na rápida resposta à essa enorme tragédia.
Os presidentes da Fisesp, Marcos Knobel, da Hebraica, Fernando Rosenthal, além de Fernando Ber e Alexandre Judkiewicz, do DSC, Silvio Acherboim, do Projeto Care, Marcel Amiash, do Projeto Escape e Gabriel Candi, da Hatzalá, subiram ao palco e explicaram o papel de cada entidade na ajuda aos desabrigados e deram detalhes de como mobilizaram os voluntários e a comunidade judaica.
“Quando essa tragédia aconteceu, eu estava fora do país. Ao mesmo tempo em que senti dor e tristeza, senti um orgulho enorme por presidir a comunidade judaica de São Paulo, que rapidamente se uniu construindo uma rede de apoio que contou com pessoas no Litoral Norte, em São Paulo, e até mesmo fora do país , que se uniram ao nosso Governo para colocar em prática um dos preceitos mais caros do judaísmo que é o de ajudar ao próximo”, frisou Marcos Knobel.
Tarcísio de Freitas agradeceu à Fisesp e a todos os voluntários que se juntaram a essa importante corrente de solidariedade e se disse surpreso ao constatar como a comunidade judaica está preparada e estruturada para enfrentar desafios. “Não tenho palavras para agradecer e só posso dar os parabéns à comunidade judaica, que fez toda a diferença e deu conforto e esperança a quem mais precisava neste momento tão difícil”, concluiu o governador.
Ver essa foto no Instagram