VIII Rikuday: Festival Diálogos de Dança e Arte da CIP celebrou a diversidade cultural

13
Dança massiva na abertura. Foto: Alex Sandro.

No último dia 1º de setembro, domingo, a Congregação Israelita Paulista (CIP) realizou o VIII Rikuday – Festival de Dança e Arte, um evento que superou todas as expectativas. O festival, que ocorreu das 11h às 18h, contou com a participação de mais de 30 grupos de dança de diversas origens, tanto da comunidade judaica quanto de fora dela. O evento foi um sucesso absoluto, reunindo mais de 1.500 pessoas nas dependências da CIP.

Apresentação de Ballet. Foto: Alex Sandro.

Com entrada gratuita, o festival celebrou a diversidade cultural, proporcionando um dia de integração por meio da dança, teatro, música e outras formas de expressão artística. A programação, pensada para todas as idades, incluiu apresentações vibrantes dos grupos de dança da CIP, além de performances de grupos convidados, que trouxeram uma rica variedade de espetáculos, incluindo as tradicionais harkadot (danças circulares judaicas) e folclore judaico.

Lehakot da CIP. Foto: Alex Sandro.

Um dos pontos altos do evento foi a apresentação da Escola de Ballet Gisele Bellot, que arrancou aplausos efusivos do público. Além é claro das tradicionais  apresentações de dança dos grupos da CIP e de outras entidades e movimentos juvenis.

Movimento PinForPeace marcou presença. Foto: Alex Sandro.

O festival também  ofereceu ao público atrações musicais como o pocket show  de voz e violão com Marcelo Cohen e Sabrina Shalom,  além de food trucks, workshops e uma feirinha artesanal, garantindo uma experiência completa para todos os apreciadores de cultura e arte.

Durante o evento, Luiz Gross, diretor da CIP, expressou sua gratidão: “Hoje, mais de mil e quinhentas pessoas passaram pela nossa congregação para festejar o VIII Rikuday. Gostaria de agradecer especialmente à vereadora Cris Monteiro, que viabilizou nosso evento com o patrocínio dos equipamentos de som, palco, iluminação e toda a equipe. Peço uma salva de palmas para ela e agradeço a todos.”

A vereadora Cris Monteiro também destacou a importância do evento: “Acredito que é essencial toda e qualquer iniciativa da comunidade judaica para mostrar sua resiliência, superando os desafios e buscando a paz. Embora eu não faça parte da comunidade, sinto que todos nós estamos nessa luta. Este evento de dança e arte que está lotado, é um sinal claro de que estamos buscando a paz. Como vereadora fico feliz em ter contribuído com a infraestrutura de palco. Ver todas essas pessoas aqui, especialmente os jovens que irão se apresentar, me enche de alegria. Parabéns à comunidade.”

A vereadora Cris Monteiro com Eve Pekelman e Luiz Gross. Foto: Alex Sandro.

Jenny Smilovici Giordano, coordenadora de danças da CIP, compartilhou o desafio e a satisfação de organizar o evento: “O maior desafio para mim nesta edição,  foi  o de assumir a função de coordenadora, já que tudo era novo. Foi uma grande correria, e tivemos pouco tempo para organizar tudo. Foi desafiador concretizar o evento, e hoje sinto uma alegria imensa em ver o grande sucesso de público e a riqueza das apresentações”.

A CIP  também fez parceria com o movimento campanha #Pinforpeace,   pela paz, contra o terrorismo e o antissemitismo, que distribuiu pins e stickers ao público presente e aos participantes do Rikuday.

 O VIII Rikuday foi encerrado com uma fala do rabino Dr. Ruben Sternschein agradecendo o  público que veio prestigiar e vibrar com a dança israeli, que nos dá força para seguirmos em frente com garra, diante de tudo que estamos passando em Israel. Ele também  reforçou o agradecimento à vereadora Cris Monteiro pelo apoio ao evento.

Equipe da CIP. Foto: Alex Sandro.

VIII Rikuday – Festival de Dança e Arte foi organizado pela Congregação Israelita Paulista (CIP), com o apoio da Escola de Ballet Gisele Bellot.