A Câmara Municipal de São Paulo realizou na noite desta segunda-feira (10) sessão solene em homenagem aos 90 anos da organização israelense Na’amat Pioneiras. A iniciativa foi do vereador Floriano Pesaro, líder do PSDB na Câmara.
“É uma organização feminina. São as mulheres que transformam a sociedade, numa ação de resgate da tradição. Nada mais justo então do que fazer uma grande festa e uma linda homenagem para essa entidade que realiza um trabalho para o bem estar e o desenvolvimento das pessoas e, em especial, das mulheres”, disse o vereador.
A Na’amat Pioneiras foi fundada em Israel, em 1921, e é hoje o maior movimento feminino daquele país. Suas fundadoras acreditavam na justiça social e na igualdade de oportunidades para as mulheres.
A entidade construiu e mantém albergues para jovens, escolas profissionalizantes e escolas agrícolas. Ela incentiva e ajuda jovens e mulheres adultas a frequentarem cursos superiores, atendendo ainda a uma extensa rede de creches para filhos de mulheres trabalhadoras. A entidade também possui centros comunitários e clubes familiares.
“Ao todo temos 20 mil mulheres em 11 países que atuam como voluntárias em nossa organização. Para nós é uma felicidade muito grande celebrar nosso aniversário aqui, junto do Floriano, que é um amigo verdadeiro da comunidade judaica”, disse Dóris Lilinfeld, presidente da Na’amat Pioneiras em São Paulo.
No Brasil, a Na’amat Pioneiras foi fundada em 1948, em Porto Alegre. Sendo uma instituição cultural beneficente, tem no trabalho voluntário a sua maior ênfase, promovendo seminários, palestras e múltiplas atividades para poder concretizar a ajuda a creches e outras instituições carentes.
Na cerimônia, o vereador entregou para a organização uma placa comemorativa da Câmara Municipal pelos 90 anos da entidade e em reconhecimento a seu trabalho pela comunidade. Na sequência, foi a vez do parlamentar receber uma placa da Na’amat por sua atuação junto a comunidade judaica.