Em um jantar reservado em São Paulo, no dia 03 de novembro, o presidente do Paraguai, Santiago Peña, foi homenageado pela comunidade judaica paulista pelo seu firme apoio ao Estado de Israel. O encontro, organizado na casa do presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Marcos Knobel e sua esposa, Lara, contou com a presença da primeira-dama, uma ampla comitiva ministerial — incluindo o embaixador e o cônsul do Paraguai no Brasil, além dos ministros da Indústria e Comércio e das Relações Internacionais.
Representantes de peso da comunidade judaica marcaram presença para prestigiar Peña, que ressaltou, em discurso emocionado, a proximidade entre os povos judeu e paraguaio. O presidente comparou a trajetória de superação do Paraguai à do povo judeu, reafirmando sua solidariedade e compromisso com Israel.
A reunião foi destacada pelo próprio presidente em suas redes sociais, reforçando a relação especial entre Paraguai, Israel e a comunidade judaica brasileira : “Participé de un encuentro organizado por Marcos Knobel, presidente de la Federación Israelita de San Pablo, en Brasil. Fue un espacio de diálogo enriquecedor, donde compartimos ideas y experiencias que nos inspiran a seguir construyendo puentes entre nuestros países”, publicou Peña. (https://www.instagram.com/p/DB7yewRMxhc/?igsh=bW9xcjB1MHZtMzlv).
A mensagem reforça o desejo do presidente paraguaio de manter laços fortes e de cooperação com a comunidade judaica brasileira e com Israel, em uma aproximação que ele mesmo classificou como inspiradora.