A Câmara Brasil-Israel (BRIL Chamber) promoveu nesta terça-feira, 26 de novembro, um exclusivo almoço com Guilherme Horn, Head do WhatsApp para Mercados Estratégicos, no restaurante Cantaloup, em São Paulo. O evento reuniu um seleto grupo de empresários e associados para discutir a transformação digital impulsionada pela plataforma, que tem revolucionado a forma como empresas e consumidores se conectam, além de destacar o protagonismo brasileiro nesse cenário global.
Segundo Horn, o Brasil desponta como líder global em engajamento, superando todas as métricas globais de uso — como o número de mensagens por usuário, participação em grupos e adesão a canais. Além de ser um dos maiores mercados para o WhatsApp, o Brasil também é um polo de inovação para a Meta. Horn mencionou que startups brasileiras têm se destacado ao criar soluções criativas dentro da plataforma, exportando cases de sucesso para o exterior. Um exemplo foi o evento global do WhatsApp realizado no país neste ano, que contou com mais de 4 milhões de espectadores online, evidenciando a relevância brasileira no ecossistema de inovação.
O executivo também deu detalhes de como o WhatsApp está remodelando não apenas as interações pessoais, mas também os negócios. “As empresas estão migrando funções de aplicativos e sites para o WhatsApp porque os consumidores preferem interagir de forma conversacional, como fazem com amigos e família. Essa tendência de aproximação por meio de mensagens está transformando mercados em todo o mundo”, destacou.
Horn também enfatizou o impacto da plataforma na confiança do consumidor. “Hoje, o ícone de WhatsApp em um site é tão ou mais confiável do que um número de telefone há 20 anos”, afirmou. Com o crescente uso de inteligência artificial e ferramentas de automação, o WhatsApp tem sido central para conectar marcas e clientes, fortalecendo laços de forma prática e personalizada.
Vice-presidente da BRIL Chamber, Horn celebrou a oportunidade de compartilhar sua visão com os associados. “Este é um tema de interesse universal. Falar sobre isso com um público tão relevante foi uma honra imensa para mim.”
Ao final do encontro, Horn foi presenteado com um exemplar do livro Chutzpá, da israelense Inbal Arieli, pelo presidente da BRIL Chamber, Renato Ochman. O gesto simbolizou o espírito de inovação e ousadia discutido durante o evento. “Receber Guilherme Horn neste almoço foi uma oportunidade única de ouvir insights valiosos sobre como o WhatsApp está transformando mercados e, ao mesmo tempo, destacar o papel do Brasil como protagonista global em inovação. Para nós, da Câmara, foi uma honra proporcionar essa troca de ideias tão rica”, declarou Ochman.