Diálogos na CIP: Reflexões Sobre Gênero, Sexualidade e Inclusão LGBTQIAPN+”

12
Participantes do Diálogos da CIP sobre sexualidade e gênero. Foto: Fabi Koren.

Congregação Israelita Paulista (CIP), em parceria com o Mov, o HINENI/Fisesp , realizaram na quinta-feira, 21 de novembro, na CIP,  mais uma edição do projeto “Diálogos”.

 Com o tema “Gênero e sexualidade: qual a diferença? ” o bate-papo  aberto e esclarecedor abordaou questões LGBTQIAPN+ e contou com a presença de Maite Schneider, Andrea Herskowicz e Patrícia Porchat e mediação da jornalista Petria Chaves

Maite compartilhou sua experiência como mulher trans bem-sucedida no mercado de comunicação e inclusão, trazendo uma perspectiva inspiradora e prática. Patrícia, psicóloga especializada em identidade de gênero e adolescência, enriqueceu o debate com seus conhecimentos e reflexões. Por fim, Andrea contribuiu de forma sensível ao relatar sua vivência como mãe de duas jovens que fazem parte da comunidade LGBTQIAPN+, oferecendo uma visão acolhedora e empática.

Durante a conversa, foram abordados temas como aceitação, rede de apoio, histórias e experiências pessoais. A família foi um tópico central da discussão, com reflexões sobre as melhores formas de acolher parentes que se identificam como parte da comunidade LGBTQIAPN+. Os participantes compartilharam bons exemplos de apoio e inclusão que já presenciaram, além de discutirem situações negativas, com o objetivo de evitar que esses erros se repitam no futuro.

Representantes da CIP, MOV e Hineni. Foto: Fabi Koren.

Patrícia compartilhou exemplos de casos que chegam ao seu consultório, incentivando os participantes a refletirem sobre questões familiares. Ela abordou temas como o preconceito de alguns pais em relação a filhos que se identificam como parte da comunidade LGBTQIA+, questionando-se sobre possíveis “erros” na criação ou educação e buscando compreender onde, em sua perspectiva, poderiam ter falhado.

Este evento foi especialmente significativo, pois, além de proporcionar diálogos enriquecedores, marcou o lançamento de um programa de apoio psicossocial desenvolvido pelo HINENI em parceria com a FISESP. A iniciativa tem como objetivo oferecer suporte tanto às pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ quanto aos seus familiares, promovendo acolhimento e orientação em um espaço seguro e inclusivo.

Ciclo de Encontros Diálogos é uma  realização do Ministério da Cultura e da  Congregação Israelita Paulista (CIP) com o patrocínio de CSN, Itaú, Alfa, Bemol, Banco Safra, Rosset e  SmartStorage.